Ataques a escolas

Continuando com o assunto terrorismo

E o perfil dos terroristas?

http://www.upsa.com.br/2014/05/30/espaco-do-morador-2/duvida/

Não há um perfil específico para os infratores, mas todos eles têm algum tipo de problema mental. Na sua maioria esses infratores são jovens, homens que tem grande dificuldade em se inserir na sociedade e dessa forma começam a juntar certo rancor pelas pessoas ao seu redor. Normalmente, essas pessoas não apresentam problemas com a justiça ou se mostraram violentas até então. Junto com a exclusão vêm a necessidade de reconhecimento social.  Assim, no ato do ataque, visam um pequeno momento de “triunfo”.

Causa dos ataques

Não dá para saber o que se passa na cabeça de um terrorista, mas podemos afirmar que são pessoas que sofreram socialmente com exclusões, com uma rede de apoio fraca e que normalmente já têm algum problema psicológico, também é muito comum ocorrer porque o terrorista quer aparecer e ser exaltado nas redes por sua coragem, também tem a questão de querer demonstrar a masculinidade que lhe foi incitada desde a infância, como a maior parte são homens adolescentes. A adolescência é uma fase de grandes frustrações, choros, decepções, rejeições, fraquezas e para um adolescente que cresceu em uma família patriarcal machista é muito difícil aceitar isso dessa forma ele se nega e quer mostrar sua “masculinidade” assim se tornando agressivos,

 Também há a questão da Deep web que é um site onde pessoas incitam ódio em anonimato e demonstram violência de todas as formas essa rede incentiva  pessoas a cometerem ataques e exalta aqueles que o fazem.  

Histórico dos massacres

Aqui vamos citar os principais ataques em escolas:

Brasil

Suzano-SP

Ocorreu em 2019, dois jovens entraram na Escola Estadual Raul Brasil mataram 7 pessoas e depois o mais velho matou o mais novo e cometeu suicídio, antes disso eles tinham entrado em uma loja de automóveis do tio do atirador mais jovem onde roubaram um carro e deram 3 tiros no dono da loja que morreu no hospital. Saíram 11 feridos. De acordo com investigações da polícia o massacre estava sendo planejado a mais de um ano. Não encontraram o motivo real do ataque, mas de acordo com pesquisas os garotos eram apaixonados por armas e um deles avia sido expulso da escola há um tempo. Depois do ataque várias pessoas da extrema direita comemoraram o ataque na deep web sem serem reconhecidas.

Realengo-RJ

Em 2011 um homem de 23 anos entrou em uma escola da zona leste do Rio e atirou contra alunos em salas de aulas cheias, ele foi atingido pela policia e depois suicidou. Onze crianças morreram e 13 ficaram feridas, todos tinham a idade entre 12 e 14 anos. De acordo com á policia, ele já tinha estudado na escola antes. O atirador escreveu uma carta e deixou dois vídeos explicando o massacre. De acordo com ele, o massacre foi uma forma de “justiça” e nos vídeos ele incentiva outras pessoas o seguirem e se rebelarem contra os que se acham mais fortes. De acordo com a policia ele não tinha antecedentes criminais.

Estados Unidos

Parkland- Flórida

Em 2018 um ex aluno da Stoneman Douglas High School, entrou na escola com um rifle e disparou contra professores e estudantes. O aluno fez tudo sozinho matando 17 pessoas e deixando 14 feridos. Ele foi preso e afirmou que cometeu o ataque, pois ouvia vozes em sua cabeça o explicando tudo, ele também se demonstrou arrependido. De acordo com pesquisas feitas sobre o jovem descobriram que ele nunca foi uma pessoa muito fácil de lidar, pois era uma pessoa bastante problemática, ele já tinha sido expulso da escola por motivos disciplinares e não costumava seguir as regras.

Newtown

Em 2012 um jovem, mata sua mãe e vai em direção a uma escola primária com duas pistolas e um rifle, chegando na escola ele invade atirando em um portão de vidro entrando em duas salas e matando 20 crianças e seis adultos e logo após comete suicídio.

De acordo com estudos o jovem era obcecado por massacres e armas ele também tinha alguns problemas mentais então não se há um motivo concreto para o ataque.

Virginia

Esse massacre ocorreu em 2007 a universidade Virginia Tech foi palco de um dos maiores massacres já registrados em uma instituição nos Estados Unidos. Um estudante coreano matou 30 colegas e professores e depois se matou. Antes de o massacre ocorrer o estudante foi no alojamento e matou 2 pessoas, todos acreditaram que ele tinha fugido e deixaram que as aulas continuassem mas logo depois  massacre ocorreu. A escola foi acusada de negligencia por não avisar sobre o primeiro ataque e parar as aulas no mesmo instante.

O aluno gravou vídeos culpando a instituição pelo massacre que ele iria fazer.

Columbine

Era 1999 quando dois alunos invadiram a escola secundária Columbine nos EUA deixando 13 mortos e 21 feridos. Os estudantes invadiram a escola que estudavam na cidade de Littleton colorado atirando em alunos, professores e funcionários da instituição. O ataque durou cerca de uma hora envolvendo armas e bombas caseiras. Logo após o massacre os dois estudantes suicidaram. Os atiradores foram identificados e pesquisados um deles era um aluno normal, tímido, mas participativo que ajudava sempre na escola o outro já tinha um perfil mais psicopata era filho de piloto e se mudava bastante. De acordo com pesquisas feitas os dois não eram muito bem aceitos pelos colegas, há relatos que dizem que eram vitimas de bullying frequentemente. Esse foi é um dos ataques mais conhecidos em todo o mundo e vários dos citados a cima foram espelhados nele, pois foi através dele que o poder do ódio polo bullying foi demonstrado.

Soluções

Aqui vamos citar algumas possíveis “soluções” para os atentados:

Vamos começar pelas escolas, elas devem dar mais atenção para os alunos que entram em brigas frequentes e também nos menos “sociáveis“, sempre que um aluno fizer alguma piada que ofenda o outro em sala ele deve ser alertado sobre as consequências do bullying. Dessa forma, o professor deve sempre separar uma aula para falar da importância da igualdade.

O governo deve se manter alerta sobre a valorização da cultura bélica, pois quanto mais fácil for o acesso a armas mais pessoas tendem a se rebelar e cometer atrocidades.

Os pais devem sempre tentar manter o exemplo da boa conduta e do respeito e manter também a conversa dentro de casa para que se algo ocorrer ele seja avisado e possa de alguma forma ajudar seu filho.

A imprensa deve evitar retratar vídeos de ataque e o nome dos terroristas pois isso afeta a família de quem cometeu o crime e também dá a quem cometeu a atrocidade a fama que foi tanto desejada.

O mais certo a se fazer é integrar politicas que visem a educação em todo lugar com cultura de esporte, trabalho, saúde, pois dessa forma todos se integrarão e viverão em comunidade. Fazer com que a violência seja mais exposta e incentivar o uso de armas e ódio não é a solução. Vários países da Europa aderiram as politicas de educação e,  durante um longo prazo,  deu certo diminuindo até 80% da criminalidade.

Curiosidades

  • O distrito escolas do condato de Jefersson propôs a demolição da escola do ataque de Columbine, pois acreditam que após o massacre o prédio se tornou uma “fonte de inspiração” para pessoas que querem fazer o mesmo, assim acreditam que o melhor a se fazer é demolir a escola e coloca-lá mais para Oeste, fazendo um jardim onde ela ficava em homenagem aos mosrtos 
  • A deep web é uma rede de ódio em anonimato, onde as pessoas são preconceituosas e demonstram ódio de todas as formas possíveis, muitas pessoas começam a utiliza-la para achar amigos pois acham que não têm ninguém e esses amigos encorajam o individuo a cometer crimes como os ataques citados, uma rede de estrutura é muito importante pois se a pessoa se refugiar em um local onde só tenha coisas boas ela também vai ter a tendência a fazer coisas boas e a se socializar com pessoas que querem ajudar
  • Os jogos também são uma forma de se livrar da exclusão social, vários adolescentes se escondem da sociedade atrás dos jogos, eles ajudam a aprender várias coisas tanto boas quanto ruins, pessoas com tendência psicopata tendem a jogar e a acreditar que aquilo é a sua realidade, dessa forma podendo ser incentivadas a cometerem ataques (não, eu não estou dizendo que a culpa é dos jogos ok?), mas eles podem sim influenciar por serem violentos e por trazer amizades que podem também ser violentas para o jovem.

 Dicas Culturais :

https://www.submarino.com.br/produto/6568645

Escrito como um romance epistolar, Lionel Shriver estudou vários casos de massacres para construir a narrativa ficcional de ‘Precisamos falar sobre o Kevin’. Na história, a autora aborda um lado pouco discutido pela sociedade em casos como esses: Como fica a família dos assassinos?

No livro, o leitor conhece Eva, mãe de Kevin, personagem de 15 anos que mata 11 pessoas na escola em que estuda, e acompanha a guerra diária que a protagonista sofre pós-massacre.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/artes/noticia/2019/03/filmes-musicas-e-documentarios-abordam-ataques-a-tiros-em-escolas-cjt7difb502xc01ujf152u6jg.html

Tiros em Columbine é um documentário que investiga a fascinação dos Americanos por Armas Inspirado na tragédia de Columbine o filme trata da história de dois jovens que atiram em dezenas de alunos.

Referências

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/03/as-medidas-adotadas-nos-eua-para-combater-massacres-em-escolas.shtml

tab.uol.com.br

noticias.r7.com

www.midiamax.com.br

https://www.leiaja.com/cultura/2019/03/20/para-entender-tragedias-livros-que-falam-sobre-massacres/

g1.globo.com    

www.bbc.com  BBC

canalcienciascriminais.jusbrasil.com.br

https://www.dw.com/pt-br/cronologia-de-ataques-a-tiros-em-escolas-do-brasil/a-47902945

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s