MULHERES MARCANTES: protagonismo na luta para transformação de sua própria condição social

A desigualdade pode ser representada por um imenso abismo entre pessoas com características distintas. O tempo torna cada vez maior esse abismo de separação entre pessoas, gerando discriminação, preconceito e grande discrepância econômica entre cidadãos. As assimetrias de gênero nas relações de poder perpassam por diversas gerações definindo os papéis de cada gênero na sociedade e, como consequências ainda hoje existem alguns resquícios dessa definição machista e patriarcal. Entretanto, o movimento feminista luta contra a violência de gênero e busca promover a igualdade de direitos e condições sociais entre homens e mulheres. O movimento apresenta diversas personalidades extremamente marcantes, mulheres que desconstroem o patriarcado e tornam a sociedade mais harmônica e justa. Aqui vamos destacar algumas mulheres que através de suas lutas tornaram-se pontes, que diminuíram a grande distância entre gêneros no abismo social.

Simone de Beauvoir (1908-1986): “Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância”. Foi escritora, filósofa, memorialista e personalidade da pauta feminista. Representante do pensamento existencialista francês e ligada a diversos movimentos sociais. Realizou viagens para diversos países, entre eles, China (1955), Cuba e Brasil (1960) e União Soviética. Em 1971, assumiu a direção da revista política, literária e filosófica de extrema esquerda, “Les Temps Modernes”. Escreveu diversas obras literárias, as principais são:

  • A Convidada (1943);
  • O Sangue dos Outros (1945);
  • O Segundo Sexo (1949);
  • Os Mandarins (1954);
  • Memórias de uma moça bem-comportada (1958);
  • A Mulher Desiludida (1967).

Uma de suas principais teses era a de a inserção da mulher no mundo do trabalho diminuiria a distância entre o homem e a mulher. Ela dedicou-se a luta contra o sistema patriarcal e buscou afirmar a liberdade e independência feminina.

Eva Perón (1919-1952): a mulher que abriu as portas da política às mulheres da argentina. Primeira-dama da Argentina durante o primeiro mandato do presidente Juan Domingo Perón. Assumiu a Secretaria do Trabalho e criou a Fundação Eva Perón, trabalhando na proteção de crianças, mulheres e idosos. Em 1949, fundou o Partido Peronista Feminino e promoveu a melhor integração da mulher no mercado de trabalho. Eva faleceu em Buenos Aires, Argentina, no dia 26 de julho de 1952. Sua trajetória foi marcada por intervenções que possibilitaram melhores condições de vida para as pessoas e principalmente paras as mulheres argentinas.

Amelia Jenks Bloomer (1818 – 1894): ativista do direito das mulheres e ficou conhecida por introduzir o uso de calças no vestuário feminino. As mulheres da época já trabalhavam em fábricas e no campo, mas o vestuário era composto por saias e vestidos. Isso não agradava Bloomer e outras militantes, pois o traje feminino não era adequado aos novos desejos e necessidades. Elas queriam usar calças, peça que diferenciava homens de mulheres. Foi pioneira na iniciativa do questionamento sobre a condição social feminina e primeira mulher a possuir, operar e editar um veículo de notícias para mulheres.

Amelia Jenks Bloomer
https://ohiohistorycentral.org/w/Amelia_J._Bloomer

Maria da Penha: representou a luta contra a violência física e psicológica sofrida por mulheres. É uma cearense formada em farmácia, mãe de três filhos e hoje é líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres. Sua história é marcada por agressões de seu ex. marido, ela ficou paraplégica por conta da violência sofrida (1983). Após muita luta o seu agressor foi condenado em outubro de 2002, apenas seis meses para que o crime fosse prescrito. O homem cumpriu parte da pena e foi solto em 2004. Em 7 de agosto de 2006 foi sancionada a lei que recebe seu nome: Lei Maria da Penha. A lei possui importante papel no cenário social brasileiro que é impregnado pela cultura da violência. Maria da Penha é fundadora do Instituto Maria da Penha, uma ONG que pretende diminuir os casos de violência contras as mulheres e também é coordenadora de estudos da Associação de Estudos, Pesquisas e Publicações da Associação de Parentes e Amigos de Vítimas de Violência (APAVV), no Ceará.

http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html
Maria da Penha
http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html

Ella Baker (1903–1986): defensora dos direitos civis e dos direitos humanos e foi importante para a organização de diversos movimentos, por mais de 50 anos. Era crítica da profissionalização da liderança política carismática e atuava na organização de base. Era defensora de uma democracia radical, defendendo que os oprimidos possuem capacidade de entender o mundo e falar por si mesmos. É conhecida por suas críticas ao racismo americano, sexismo e ao clarismo dentro dos próprios movimentos sociais. Ela trabalhou com os principais líderes do movimento por direitos civis do século XX e foi mentora de muitos ativistas.

Ella Baker
https://time.com/4633460/mlk-day-ella-baker/

Apresentamos 5 mulheres que mudaram a sua própria realidade e impactaram positivamente na vida de outras pessoas. Poderíamos citar e contar a história de tantas outras, felizmente o movimento feminista tem como protagonistas incontáveis mulheres. Você também pode fazer parte desta luta! A luta contra a desigualdade entre gêneros não deve ser travada apenas por mulheres, a assimetria afeta toda a sociedade. É dever de todo cidadão trabalhar para a obtenção de uma sociedade justa para todos. A luta não acabou! Mulheres merecem estar onde quiserem! Toda construção social pode ser desconstruída e você pode contribuir para isso.

Referência:

Conheça 13 personalidades que marcaram a história de luta das mulheres. Disponível em:<http://sindipetro.org/2018/03/08/conheca-13-personalidades-que-marcaram-historia-de-luta-das-mulheres/>. Acesso em: 28 de setembro de 2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s